Juventude, Experiência e Novos Projetos para Cocos com Erick Bunge

Entrevista com Erick Bunge

Natural de Cocos/BA, Erick Bunge tem 31 anos e um currículo robusto na área pública. Formado em Administração, Contabilidade, com pós-graduação em Gestão Pública e Controladoria Interna, ele atua há mais de 11 anos no setor público, com passagens por cidades como Lençóis, Encruzilhada e Santa Maria da Vitória, além de já ter sido Secretário de Meio Ambiente em Cocos.

Erick iniciou sua trajetória política inspirado pela vontade de transformar sua cidade natal e mostrar que a juventude não é o futuro, mas o presente. Apesar dos desafios iniciais, como o preconceito por sua idade e os obstáculos de mobilidade durante a campanha, foi eleito como o vereador mais jovem dessa gestão.

Um de seus principais marcos de campanha foi o projeto “De Carona no Fusca”, idealizado por sua esposa Isabela. O quadro trouxe conversas populares sobre política e vida cotidiana, gerando propostas que hoje integram seu mandato.

Nos primeiros 100 dias como vereador, Erick já apresentou projetos relevantes, como:

  • Implantação do REURB, programa de regularização fundiária urbana;
  • Criação de um Centro de Especialidades Médicas para atender crianças com autismo, TDAH e Síndrome de Down;
  • Abertura da Câmara e do gabinete ao público, em uma iniciativa inédita de escuta popular;
  • Proposta de Criação de um Parque Ecológico para lazer e educação ambiental.

Crítico do distanciamento entre população e política, Erick incentiva jovens a ingressarem na vida pública e defende uma atuação com humildade, transparência e propósito.

“Se você tem um sonho, é porque tem capacidade de realizá-lo. A política transforma vidas. E nós, jovens, somos a chave dessa mudança”, afirma.

Na entrevista a seguir, Erick fala sobre sua trajetória, os desafios enfrentados, os projetos que está colocando em prática e sua visão sobre o papel do jovem na política.

Quem é Erick Bunge?

Eu sou natural de Cocos/BA, tenho 31 anos, sou filho de Alcione e  Ivânia, tecnólogo em Transações Imobiliárias, sou formado em Administração de Empresas, bacharel em Contabilidade, pós graduação em Gestão Pública e Controladoria Interna.

Trabalho no setor público há mais de onze anos e sou um jovem sonhador que acredita muito na política, na transformação que a política pode proporcionar à sociedade e na vida das pessoas.

Como era seu dia a dia, antes de decidir seguir carreira política?

Tive a oportunidade de ocupar algumas secretarias, fui Secretário Municipal de Administração, de Assistência Social e chefe de Gabinete na cidade de Lençois/BA.

Trabalhei como chefe de Controle Interno na cidade de Encruzilhada/BA e tive uma breve passagem como Coordenador Regional do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) na UR de Santa Maria da Vitória.

E por último, fui Secretário Municipal de Meio Ambiente na cidade de Cocos.

Nos conte um pouco sobre o Projeto “De Carona no Fusca”? Como iniciou?

O projeto “De Carona no Fusca” foi idéia da minha esposa, Isabella, ela tem um fusca todo rosa e no início da campanha foi o meu transporte, já podem imaginar um homem andando de fusca rosa no interior, todos achavam engraçado e único, a criançada adorava e sempre que podia, dava carona para algumas pessoas.

Nisso percebemos o potencial das conversas que surgiam dentro do fusca e decidimos criar um programa para dar voz às pessoas e falar sobre política, esporte e cotidiano em geral. Através desse quadro “De Carona no Fusca”, conseguimos levantar grandes demandas e construir idéias para aplicarmos no mandato.

Quando decidiu ingressar na carreira política e por que o grupo da situação?

Como já trabalho há onze anos com gestão no setor público, sempre quis poder dar minha contribuição, principalmente na cidade onde nasci e cresci, na cidade de Cocos/BA. Daí surgiu essa vontade, esse desejo de entrar na política para poder trazer renovação, transformação, novas idéias, novos projetos, novas propostas e mostrar que o jovem, “ele não é o futuro, é o presente!”.

Precisamos de uma participação ativa do jovem na política, hoje inclusive, sou vereador mais jovem na Câmara Municipal de Cocos, e isso despertou esse desejo de mudar, de transformar e dar minha contribuição como cidadão e incentivar outros jovens a participarem da política.

Além disso, como trabalhei onze anos no setor público, sempre prezei em entregar um trabalho de excelência, porque o povo merece o melhor e trago para o nosso mandato essa experiência  e inclusive, cobro esse mesmo comportamento dos servidores, que tratem bem o povo, que devemos tratar as pessoas da mesma forma como queremos ser tratados.

Quais foram os maiores desafios que enfrentou no início da sua caminhada política? 

Um dos maiores desafios que enfrentei foi devido à pouca idade e aparência jovial, muitas pessoas mais velhas sempre diziam: “AH, ele é muito jovem”, “muito novo para ser vereador”, e como não conheciam minha trajetória e minha experiência no setor público, soltavam: “não tem capacidade e nem experiência”, mas experiência é adquirida com trabalho, ninguém nasce vereador.

Esse é o meu propósito, mostrar a força da juventude, que o jovem é capaz e que a sociedade política precisa do jovem, da energia e da capacidade de trazer um olhar atento e diferente do que estão acostumados.

Outro desafio foi a questão do deslocamento durante a campanha dentro do município de Cocos, mas graças a Deus tive o apoio da minha família, dos meus amigos e isso me motivava sair cedo e a superar todos os comentários e críticas que vinham das pessoas que não acreditavam no meu potencial, na minha jornada e no meu projeto.

Quais foram as suas propostas de campanha e o que realizou durante os 100 primeiros dias de governo? 

Como tenho experiência no setor público e conhecimento técnico na área, levantei como principal proposta de campanha a regularização de imóveis e a bandeira do REURB, que é uma forma de fazer um projeto de regularização fundiária urbana, simplificada para poder escriturar os imóveis irregulares e com isso trazer segurança jurídica e dignidade aos moradores.

Como exemplo, citarei o caso do Seu João, ele tem uma casinha há uns trinta anos e não tem documento nenhum daquela casa, sonha antes de morrer de ter uma escritura para poder dar segurança aos filhos.

Outra proposta que fizemos, foi a criação de um um Centro Especialidade Médica para tratamento de crianças com Autismo, TDAH, Síndrome de Down. Esta é uma demanda crescente no município e as famílias precisam ser assistidas para que haja esse suporte contínuo.

Durante os 100 dias de governo, tanto a questão do REURB quanto do Centro de Especialidade Médica, já estão sendo discutidas. Tive duas reuniões com o poder Executivo para o viabilizarmos o Projeto REURB e já fizemos alguns levantamentos orçamentários para implantar o Centro de Especialidade no Município.

Na campanha apresentamos também algumas propostas que visam dar mais transparência e prestar um bom serviço público no município de Cocos, temos ido constantemente às secretarias, visitando funcionários, atendendo o povo e, na primeira vez na história de Cocos, abrimos o Gabinete e a Câmara para a população apresentar idéias, demandas e críticas construtivas. É o povo construindo juntos o nosso mandato!

E por último, o projeto que apresentamos com bastante empenho foi a criação de um Parque Ecológico na nossa cidade, para servir de lazer, atividade de educação ambiental, dentre outros. Já apresentamos este projeto nas secretarias e no gabinete do prefeito, agora estamos buscando apoio privado para viabilizá-lo.

O que você diria para as pessoas que querem entrar na política? 

Como um político jovem e sonhador, digo para ter coragem e acreditar que as mudanças acontecem se tiver fé, porque Deus não nos dá missões que não podemos realizar. Se você tem um sonho, é porque você tem capacidade de realizá-lo.

Às vezes criticamos bastante o cenário político, dizendo que está “assim, assado e tal”, mas isso é reflexo da cultura e é necessário que os jovens entrem para mudar essa realidade, ser a mudança, a renovação. Infelizmente os jovens, assim como eu, sofrem muita crítica de políticos que estão na zona de conforto com anos de mandato, mas se não entrarmos e mudarmos a realidade, só beneficiará os maus políticos, os corruptos.

Entrar na política é mais do que participar de reuniões, é um propósito de vida e isso faz toda a diferença, porque através dela, com humildade, responsabilidade, transparência e desejo de mudar, impactamos a vida das pessoas, das famílias, da comunidade. Ela transforma vidas e temos vários exemplos de pessoas e comunidades que tiveram uma mudança de realidade com decisões simples e vontade dos nossos políticos.

Nesse momento, você pode falar alguma coisa direcionada às suas redes sociais, um agradecimento.

Quero agradecer, primeiramente, a Deus, o apoio da minha esposa Isabella, do meu pai Alcione, da minha mãe Vânia, da minha avó e de toda a minha família e amigos que confiaram e acreditaram no meu projeto de mudança.

Quero agradecer também, o povo de Cocos, que depositou aquele voto de confiança, que acreditou realmente que a juventude é capaz, que temos força de mudar. Ainda temos três anos de mandato e muito pela frente, o trabalho não vai parar, vamos continuar e temos muitos projetos para serem protocolados, executados e realizados.

Me siga no instagram @erickbunge


A conversa com Erick Bunge revelou mais do que um jovem vereador com formação técnica e experiência no setor público. Ela apresentou o retrato de alguém que alia conhecimento, propósito e sensibilidade para fazer da política um espaço de transformação real. Ao longo da entrevista, ficou evidente o seu compromisso com a escuta popular, a transparência e o desenvolvimento da cidade de Cocos.

Erick é um exemplo de como a juventude pode ocupar espaços de poder com responsabilidade e visão. Sua trajetória, construída com esforço e dedicação, mostra que é possível fazer política com base em princípios sólidos, diálogo e foco na coletividade.

Desejamos que seu mandato continue sendo guiado pela escuta ativa, pelas boas práticas e pelo desejo genuíno de impactar positivamente a vida das pessoas. O Portal NoFluxo agradece pela disponibilidade, sinceridade e clareza com que compartilhou sua jornada, e reafirma que este espaço estará sempre aberto para acompanhar e divulgar os próximos passos dessa caminhada que já inspira uma nova forma de fazer política no interior da Bahia.

“Um novo capítulo para Cocos: A Inspiração da Juventude na Política”

Equipe NoFluxo

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.