Ger@AGU moderniza e padroniza processos licitatórios públicos com Inteligência Artificial

A Advocacia-Geral da União (AGU) lançou, na última sexta-feira (29/11), o Ger@AGU, uma solução inovadora para tornar a elaboração de editais de licitação mais rápida, segura e eficiente. O sistema, desenvolvido pela Consultoria-Geral da União (CGU), utiliza uma árvore decisória para gerar editais automaticamente, ajustados às especificidades de cada processo licitatório.
A nova ferramenta cobre modalidades como pregão e concorrência, permitindo que os órgãos definam critérios como menor preço ou maior desconto, além de modos de disputa – aberto, aberto e fechado, ou fechado e aberto. Essas escolhas resultam em editais prontos para publicação, em conformidade com as normas legais.
Outro diferencial do Ger@AGU é o registro detalhado de todas as opções selecionadas em um documento separado, que funciona como controle interno e relatório transparente do processo, facilitando auditorias e revisões. Com isso, a administração pública ganha em eficiência, reduzindo erros e padronizando procedimentos.
A procuradora da Fazenda Nacional e coordenadora da Câmara Nacional de Modelos de Licitações e Contratos Administrativos, Carolina Zancaner, destacou a simplificação do modelo de edital: “Muitas informações foram transferidas para o Termo de Referência, e o gestor poderá personalizar as escolhas necessárias, mantendo cláusulas obrigatórias, como habilitação e penalidades. Isso representa um grande avanço em termos de tempo e uniformidade.”
Os editais gerados seguem padrões definidos pela Câmara Nacional de Modelos de Licitações e Contratos Administrativos, que coordenou o projeto junto à CGU-Tec. O lançamento do sistema aconteceu na Escola Superior da AGU, em Brasília, e contou com a presença de André Dantas, consultor-geral da União; Priscila Cunha do Nascimento, diretora do Departamento de Coordenação e Orientação de Órgãos Jurídicos; e Mauro Luis Paim Martins, analista de sistemas responsável pelo desenvolvimento do Ger@AGU.
Reuniões técnicas serão realizadas para orientar os órgãos públicos sobre o uso da ferramenta, integrando-a às rotinas administrativas de licitação, como a compra de materiais de escritório.
O Ger@AGU promete modernizar a administração pública, oferecendo uma solução que alia agilidade, segurança e conformidade aos processos licitatórios.
Confira o vídeo com o passo a passo de como utilizar o Ger@AGU